quarta-feira, 24 de outubro de 2007

PSICOSE?

O que é psicose, esquizofrenia?
Acredito que seja a impossibilidade do indivíduo de controlar impulsos e vontades, além de alucinações em que o indivíduo sinta e veja coisas irreais.
Há indivíduos para quem as alucinações causam medo e sofrimento. Outros, aceitam a ilusão como realidade e interagem com ela. Qual a causa disso? Haverá causas orgânicas, físicas, químicas ou fisiológicas?
Se as causas não tem origem material, qual a sua origem?

O convívio social oferece, constantemente, motivos para a revolta dos indivíduos. Abuso de autoridade, desrespeito a direitos alheios, recusa a cumprir com deveres, egoísmo e prepotência; fazem parte do dia a dia; provocando revolta e exigindo hipocrisia para não manifestá-la por temer retaliações, punições ou qualquer outro tipo de reação que possa aumentar o prejuízo do revoltado.
Acredito que o maior motivo para conter a revolta é o medo de ser considerado “louco”.
Quem não controla suas reações é considerado um perigo pois pode expor os outros ao que não estão dispostos. Uma maneira de se livrar de situações embaraçosas é acusar a quem as causou de “louco”. Talvez, aí, esteja a justificativa para a maioria do preconceito da sociedade para com os psicóticos.
É normal que quem tem algum poder seja classificado de excêntrico enquanto, quem não o tem, é simplesmente “louco”, embora os motivos da classificação sejam os mesmos.
Por outro lado, há quem tenha problemas psíquicos por não conseguir externar sua revolta, abrigando-a, sendo corroído por ela.
Afinal, o que é psicose ou esquizofrenia?

Um comentário:

Lilian Prada disse...

Na verdade, acho que todos nós temos um pouco de loucos, um pouco de esquisofrênicos, um pouco de hipócritas e um pouco de preconceituosos.